30/12/2020 02:12

Durante a Pandemia a UEFS ofertou o Curso de Português: Língua e Cultura online para pessoas que estudam português como língua estrangeira fora do Brasil

A Universidada Estadual de Feira de Santana (UEFS), através de O Programa Portal: ensino-aprendizagem de línguas para a cidadania, inclusão social e diálogo multi e intercultural, com apoio do Núcleo de Línguas do Idiomas sem Fronteiras na UEFS, PROEX e AERI, iniciou, no dia 29 de junho de 2020, o Curso Português: Língua e Cultura destinado a pessoas que estudam Português como Língua Estrangeira (PLE) fora do Brasil.

Organizado virtualmente em 6 módulos, o curso buscou ensinar o português brasileiro de maneira diferente e divertida. Durante seis semanas, os estudantes puderam melhorar sua competência comunicativa, aprendendo mais sobre o Brasil, em sua diversidade, lendo, conversando, discutindo, brincando, contando causos, cantando, recitando, partilhando vivências e experiências, sem sair de casa.

O primeiro dia de aula foi marcado pela cerimônia de abertura em que os estudantes tiveram momentos de técnica vocal com a professora Rosa Eugênia Vilas Boas Moreira Santana, do curso de Música. Essas técnicas, explicou a professora, ajudam a relaxar os músculos da face e as cordas vocais, auxiliando na preparação do aparelho fonador para a produção dos diferentes sons da nova língua. Nesse mesmo dia, as apresentações musicais da cantora Vanessa Oliveira e do participante do curso, Professor Dr. John Bagnato, abrilhantaram a noite de abertura, ampliando a oportunidade dos estudantes conhecerem um pouco mais dos sons do Brasil. A cerimônia contou, também, com a participação da Vice-Reitora, Amali de Angelis Mussi; da Pró-Reitora de Extensão, Rita de Cássia Breda M. Lima; da Assessora de Relações Intistucionais (AERI), Eneida Soanne Matos Campos de Oliveira e da Diretora de Departamento de Letras e Artes (DLA), Norma Lúcia Fernandes de Almeida. Todas elas expressaram a alegria de poderem presenciar um momento tão especial para UEFS, no sentido de que se torna inovador desenvolver um trabalho transfronteiriço, cujos envolvidos contaram com tão pouco tempo para a preparação do material, o qual demonstra qualidade na seleção e organização, visando discutir os vários brasis que nos constituem, através do ensino da língua portuguesa. Salientam, também, que o Portal e o Nucli vêm desenvolvendo um trabalho fundamental para a universidade e a comunidade externa, fazendo do ensino de línguas um agente de transformação acadêmica e social. A Coordenadora Geral do Programa Portal e Nucli/IsF, Iranildes Almeida de Oliveira e o Coordenador Pedagógico de Espanhol, Alex Sandro Beckhauser, juntamente com os estudantes dos cursos de Letras da UEFS Claudiana Gonçalves, David Temporim, Igor Mota, Michelle Santos, Rianne Sousa, deram, também, as boas-vindas aos mais recentes estudantes de português, externando a alegria de desenvolverem um trabalho diferenciado, que mantém seu compromisso com uma educação linguística plural, heterogênea e inclusiva em que todos os sujeitos envolvidos são parte constitutiva da construção do conhecimento.

Com carga horária de 60h e encontros diários, o curso foi concluido na última sexta-feira, 7 de agosto de 2020, às 21h. O evento de encerramento se iniciou com a fala  da Professora Iranildes Almeida de Oliveira, coordenadora do curso. Ela salientou a importância das temáticas tratadas como uma inovação no âmbito de PLE e ressaltou o quão prazeroso foi desenvolver essas discussões com participação tão ativa, motivada e qualificada da equipe e dos estudantes.  Os integrantes do curso, Alanoud Ebraheem, Eliane Vaz Louison, Oscar Huber, John Bagnato, Juliano Donatelli, Kelsey Cooper e Sara Herrmann marcaram o ápice desse evento de encerramento. Em português, eles fizeram demonstrações de técnicas de respiração do Yoga, envolvendo a plateia;  expuseram  aspectos culturais de seus países, estabelecendo relações com aspectos da cultura brasileira;  dramatizaram fragmantos de novelas brasileiras, a partir das propostas feitas pelo Professor Paulo Fabrício dos Reis Silva nas aulas de Teledramaturgia, e recitaram poemas produzidos ao longo do curso, como o fez Eliane Vaz Louison.  Em uma homenagem especial a todos os envolvidos no curso, a professora Claudiana Gonçalves apresentou uma emocionante Batalha de Hip Hop, também tratada nas aulas. O cordelista Romildo  Alves recitou dois poemas de sua autoria e as apresentações musicais de encerramento, assim como na abertura do curso, ficaram por conta da cantora e compositora Vanessa Oliveira. Os dois artistas abrilhantaram a festa, cada um com a sua arte.

Também não faltou espaço para os depoimentos.  Todos falaram da alegria e do prazer que sentiram em participar das aulas. E foram unánimes em reconhecer a grandeza do curso, seu aspecto inovador, seu potencial engajador e sua importância para a vida pessoal e, até profissional, de cada um.

Assim, em clima de alegria e saudades, sob o convite do Professor Igor Mota, o evento foi finalizado com um Quiz, na plataforma Kahoot, fazendo uma referência a como começavam todas as aulas, todos os dias.

O encerramento contou com as presenças ilustres da Assessora Técnica da AERI, Joselisa Maria Chaves, que salientou a força da Internacionalização num curso como o que foi ofertado; da Diretora do DLA, Norma Lúcia Fernandes de Almeida, que parabenizou e agradeceu a confiança e participação de todos; da embaixadora dos dois Programas nos Estados Unidos, a ex-aluna da UEFS e doutoranda na University of Pittsburgh, Luana Moreira Reis, que agradeceu o aceite do desafio e propôs nova oferta específica para professores de Português como Língua Estrangeira em diversas partes do mundo. As equipes dos Programas Portal e NucLi-IsF agradecem imensamente o apoio e a participação de todos.

curso

ole