11/05/2021 05:05

Estudantes e professores da UEFS, Educação Básica e Escola Oficial de Idiomas de Ponferrada na Espanha se unem para fortalecerem as atividades

O Núcleo de Línguas do Idioma sem Fronteiras na Universidade Estadual de Feira de Santana (NucLi-IsF), o Programa Portal: ensino de línguas para a cidadania, inclusão social e diálogo multi e intercultural (PORTAL), a Escola Oficial de Idiomas (E.O.I.) de Ponferrada na Espanha , o PIBID de Música da UEFS e professores da Educação Básica, em parceria, desenvolvem atividades linguístico-culturais online ao longo do mês de abril e início maio de 2021.

As atividades foram organizadas pela estudante do Mestrado em Linguítica, Auxiliar de conversação de Português para estrangeiros na E.O.I e Voluntária do NucLi-IsF, Luciane Santos Soares, pela Professora da E.O.I. Salvia Lois Lugilde, pela Professora do Departamento de Letras e Artes (DLA) e coordenadora do NucLi-IsF e do Portal, Iranildes Almeida de Oliveira, pelo Professor da Escola FISK e ex-bolsista do Programa Portal, João Marcel Andrade Santana, pela Professora do DLA e coordenadora do PIBID do subprojeto de Artes/Música, Cláudia Elisiane Ferreira dos Santos, pelo Professor do Colégio Estadual Paulo VI e supervisor do PIBID de Artes/Música, Cláudio Cerqueira Mendes.

Participaram das atividades: estudantes dos cursos de letras estrangeiras da UEFS; Bolsistas do NucLi-IsF, do Programa Portal e do subprojeto de Artes/Música do PIBID; e estudantes de Português como Língua Estrangeira (PLE) da E.O.I. de Ponferrada na Espanha.

O objetivo fundamental das atividades foi estabelecer diálogos interculturais para o crescimento pessoal e/ou profissional do público participante. Também foi escopo desse intercâmbio, o fortalecimento das ações dos cursos de português como língua estrangeira na E.O.I. e dos cursos de espanhol como língua estrangeira na UEFS, o aperfeiçoamento dos processos de formação dos licenciandos envolvidos no NucLi-IsF, no Portal e no PIBID, e o desenvolvimento de atividades de Internacionalização entre UEFS e Instituições internacionais.

As atividades ocorreram na modalidade de palestras, rodas de conversa e oficinas. Os temas abordados foram literatura, modos de vida, música e atualidades. O professor Cláudio Cerqueira Mendes apresentou um trabalho belíssimo que ele desenvolve com a comunidade carcerária, em Feira de Santana.

A estudante Luciane Santos Soares foi aprovada para atuar como Assistente Brasileira de Conversação na Espanha, pelo Edital da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes, 2020) em parceria com a Embaixada da Espanha. A UEFS, como credenciada ao Idioma sem Fronteiras, possibilitou que seus estudantes da Licenciatura em Letras: Português e Espanhol e vinculados com o NucLi-IsF pudessem se beneficiar dessa parceria. Para a Luciane:

“Tem sido uma experiência enriquecedora. Ter contato com o espanhol diariamente e poder falar do meu país, de onde vim, da minha universidade, da minha língua materna, é encantador. As pessoas têm curiosidade em saber sobre a Bahia, sobre as variedades das variantes do Português falado no Brasil. E para elas eu sou uma representação de tudo isso. Me escutam com muita atenção, e isso é muito bom. Fui muito bem recebida pelos professores, direção e estudantes da escola. Fiz o período de observação e agora estou me preparando para as oficinas. Recebi tudo o que eu preciso para fazer os materiais didáticos, mas o que mais me encantou foi ouvir da minha chefe que ela quer que eu apresente elementos culturais do Brasil.”.

Esse Edital foi relançado em 2021 e mais dois estudantes da UEFS foram aprovados: Aislan dos Santos Aquino e Leillane Almeida Pinto Mendes. Ambos atuaram no NucLi-IsF.

Arquivos anexados: